Portugal abre suas portas para jovens brasileiros
- 22 Mai, 2023 • 15:25
No início da pandemia, cerca de 65% dos negócios criados em Portugal foram desenvolvidos por brasileiros.
O número de brasileiros que se mudam para Portugal em busca de oportunidades de trabalho tem crescido exponencialmente nos últimos anos. A migração acentuada de brasileiros para o país começou em 2017 e tem batido recordes consecutivos desde então. Em 2023, os brasileiros formam a maior comunidade estrangeira no país.
Diante desse panorama, as portas estão abertas para a entrada de estrangeiros que desejam se estabelecer em território português. De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mais de 300 mil brasileiros possuem vistos para residir em Portugal. No entanto, apesar das facilidades para obter o visto em um país europeu de língua semelhante, a mudança para o outro continente deve ser bem planejada.
Isso ocorre porque, apesar do grande número de brasileiros em Portugal, muitas pessoas veem no país lusitano uma oportunidade de construir patrimônio e garantir uma vida mais segura, com melhor qualidade de vida. De fato, as possibilidades para brasileiros em Portugal são amplas, mas é necessário avaliar que tipo de vida se deseja construir do outro lado do mundo, e essa escolha começa ainda quando se está no Brasil.
Existem possibilidades de obter a cidadania portuguesa por meio de investimentos no país. Essa modalidade é conhecida como Visto Gold, em que o estrangeiro investe cerca de 250 mil euros em imóveis ou empresas portuguesas, buscando a cidadania de forma permanente. Até o momento, os brasileiros que buscam a cidadania portuguesa já investiram mais de R$ 200 milhões no país em troca do visto.
Para aqueles que não possuem o valor necessário para investir em negócios já estabelecidos no país, Portugal também é um bom local para empreender. No início da pandemia, cerca de 65% dos negócios criados em Portugal foram desenvolvidos por brasileiros. Esses dados são do Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
Por fim, destaca-se a mais recente modalidade de visto solicitada por brasileiros: o visto de nômade digital. Esse visto é exclusivo para estrangeiros que trabalham em home office, sem um local fixo, e desejam morar em Portugal.
As oportunidades são vastas e atendem a empresários e empreendedores locais. Desde graduados que procuram empregos em indústrias até nômades digitais que trabalham remotamente.
Fonte: Observador