Descobrindo Portugal através dos escritores

  • 10 Fev, 2023 • 16:45

Viajamos por prazer, para férias, ou para o trabalho, sozinhos, com a família, ou amigos. Mas independentemente do motivo ou do interesse, levar um livro ainda está na lista de coisas para colocar na bagagem.

Livros que inspiram

Livros são histórias, viagens imaginárias que muitas vezes nos levam a lugares distantes ou que são diferentes de nossa vida diária. E ler um livro sobre onde vamos visitar é uma boa maneira de nos prepararmos para a viagem, de nos inspirarmos, de tirar o máximo proveito dos lugares, de cuidar dos detalhes e de enriquecer a experiência com significados que vão além dos habituais guias de viagem.

Livros e escritores para descobrir Portugal

Faça uma viagem por Portugal sem paradas ou parágrafos completos, como na escrita de Saramago, passando pelas cidades e montanhas descritas por Eça de Queiroz, e você verá porque o cenário idílico do Vale do Douro inspirou tantos escritores portugueses, ou descobrirá o apelo do mar descrito por Raul Brandão. Em Lisboa, siga as rotas preferidas por Fernando Pessoa ou José Saramago para conhecer a cidade.

Douro Valley, Portugal

Como ponto de partida, escolha a Writers’ Houses para definir seu curso e descobrir outras histórias sobre os lugares que você visita. Se preferir, você pode optar por uma Visita Literária que o levará a uma visita guiada mais personalizada, baseada na vida e na obra dos escritores portugueses.

Muitos dos roteiros turísticos incluem lugares com ambientes distintos para aqueles que amam livros e, portanto, não podem faltar quando visitam Portugal, tais como algumas livrarias de referência, centenas de anos de idade e bibliotecas antigas. Entre os vários pontos de interesse turístico no país, há um carinho especial por Óbidos. A terra dada às rainhas de Portugal foi considerada pela UNESCO como uma “Cidade Criativa da Literatura” e desde então os livros tomaram conta desta cidade cercada por muros, com livrarias em espaços incomuns, ocupando antigas igrejas que já não são mais utilizadas para culto, mercearias, cafés e até hotéis comprometidos com o tema.

Se você gosta de ler e ainda precisa de outras desculpas para visitar Portugal, participar de um festival literário pode ser uma alternativa, e uma maneira diferente de aprender sobre uma localidade, despertando o interesse pelo contato com as histórias mais tradicionais, enquanto descobre a criatividade que existe em todos os lugares. Das muitas que são organizadas em todo o país, citaríamos aquelas realizadas em Óbidos ou Lisboa e Porto, duas grandes cidades com feiras do livro que acontecem em locais icônicos; na Póvoa do Varzim, um balneário muito popular em tempos passados que é hoje uma pequena cidade pesqueira com histórias ligadas ao mar; nos Açores, Madeira e Porto Santo, ilhas atlânticas que tão inspiraram poetas e escritores com suas paisagens dramáticas e natureza exuberante.

Óbidos, Portugal

Livros para lembrar e compartilhar

Depois de conhecer Portugal, a viagem para casa é um bom momento para novas leituras, para lembrar e consolidar o que você descobriu e para oferecer idéias para novas viagens. Camões, Fernando Pessoa e José Saramago são os nomes mais conhecidos da literatura portuguesa, mas há muitos outros autores portugueses cujas obras já foram traduzidas em todo o mundo. Leia e se inspire para sua próxima visita a Portugal.

Fonte: Visit Portugal