Governo “ouvindo” propostas do Visto Gold

  • 13 Jun, 2023 • 10:14

As sugestões em relação às alterações propostas nas regras do Visto Gold como parte do programa Mais Habitação estão sendo reconhecidas pelo governo.

Lisboa, Portugal

A Ministra da Habitação de Portugal, Marina Gonçalves, considera que, com a proposta do governo em discussão no parlamento, esta é uma fase “de ouvir todas as propostas”.

A Ministra ressalta, no entanto, que mais de 90% dos investimentos em visto dourado são em imóveis, o que acaba tendo um efeito indireto no mercado imobiliário, “porque obviamente aumenta o custo da habitação”, conforme afirmado no relatório que mediu o impacto desses vistos de residência.

“Com isso, não queremos desencorajar o investimento no país, pelo contrário, já temos uma política geral de vistos, um regime geral de concessão de vistos que também se baseia em investimento”, explica a ministra, lembrando que essa é uma discussão que está ocorrendo em toda a Europa.

Em relação a medidas como a tomada pelo Canadá (que impediu a venda de casas para não residentes) e o impacto que a atração de nômades digitais também está tendo nos preços das moradias, Marina Gonçalves admite que isso terá algum impacto indireto, mas “não tem dimensão”.

“[O impacto dos nômades digitais] não tem uma dimensão em si, visto individualmente, uma dimensão indireta no preço da habitação”, diz ela, considerando que, com isso, não significa que “esse debate não deva ser realizado no futuro”.

Fonte: The Portugal News