Porto em 3º lugar nas cidades mais atrativas para investimento estrangeiro

  • 20 Dez, 2022 • 16:40

Porto sobe do quinto para o terceiro lugar no ranking de cidades europeias de média dimensão, na categoria de melhor estratégia de atração de investimento direto estrangeiro.

O Porto continua somando prêmios e marcando pontos a nível internacional. Depois de ter conquistado o quinto lugar na edição de 2020/21 do ranking “European Cities and Regions of the Future – The Best and the brightest among Europe investments destination”, da “fDi Magazine”, publicação do jornal britânico “Financial Times” especializada em investimento estrangeiro, a cidade portuguesa subiu este ano ao pódio.

Mas este reconhecimento não é a única distinção que impressiona quando se olha para as estatísticas recentes da cidade do Porto. De acordo com a consultora multinacional Ernst & Young, em 2020 a região do Porto, que inclui  cidades como Matosinhos, Maia ou Vila do Conde, registou um crescimento do investimento direto estrangeiro na ordem dos 51%. Segundo a Eurostat, quando se investe na região do Porto, no ramo imobiliário, por exemplo, ou em qualquer outra área, está-se atingindo todos os mercados lusófonos e os da União Europeia, o que representa, em potência, qualquer coisa como 743 milhões de consumidores.

Em 2021, a cidade do Porto foi considerada pela “Monocle” como a melhor pequena cidade para viver no mundo.

 

Fonte: Luximos.pt