Porto declarado um dos tesouros cinematográficos da Europa

  • 26 Set, 2022 • 17:45

Ribeira do Porto, Portugal

A Ribeira do Porto foi escolhida como um dos tesouros da cultura cinematográfica européia pela Academia Européia de Cinema, que reconhece que esta área histórica do Porto tem um valor histórico “que deve ser mantido e protegido”.

A criação da lista de “Tesouros da Cultura Cinematográfica Européia” é uma iniciativa da Academia Européia de Cinema com o objetivo de listar lugares e espaços simbólicos para o cinema europeu, “lugares de valor histórico que devem ser mantidos e protegidos não apenas agora, mas também para as gerações futuras”, lê o comunicado de imprensa.

A Ribeira do Porto é um dos 22 tesouros cinematográficos da Europa, com a Academia Européia de Cinema recordando que esta área histórica já foi cenário de três filmes do diretor português Manoel de Oliveira, especificamente “Douro, Faina Fluvial” (1931), “Aniki Bobó” (1942) e “O Porto da Minha Infância” (2001).

Ribeira do Porto é o único lugar português na lista lançada pela Academia Européia de Cinema, unindo locações na França, Polônia, Espanha, Reino Unido e Letônia.

Source: The Portugal News