Portugal é segundo país do mundo com mais mulheres inventoras

  • 08 Nov, 2022 • 17:23

Portugal registou a segunda maior percentagem de mulheres inventoras entre os Estados-membros do Instituto Europeu de Patentes (IEP), ultrapassado apenas pela Letónia.

“Este estudo demonstra que foram feitos progressos nas últimas décadas no sentido de uma maior inclusão no campo das patentes, com alguns países europeus, como Portugal, a liderar no que respeita a percentagem de mulheres inventoras. Mas também demonstra que é preciso fazer mais. A promoção da mulher na ciência e na inovação continua a ser um grande desafio para a Europa e, no entanto, este é um fator chave na sua sustentabilidade e competitividade futuras”, afirma o Presidente do IEP, António Campinos, em comunicado.

Nos pedidos de patentes provenientes de Portugal e apresentados entre 2010 e 2019, 26,8% de todos os inventores são mulheres, mais do dobro da média europeia de 13,2%. O país foi ultrapassado apenas pela Letónia (30,6%) e seguido da Croácia (25,8%) e Espanha (23,2%).

Onde estão as inventoras?

As universidades portuguesas e as organizações públicas de investigação têm uma percentagem significativamente maior de mulheres inventoras (19,4% entre 2010 e 2019 em toda a Europa, 36% em Portugal) do que as de empresas privadas (10% em toda a Europa, 19,4% em Portugal), ou de entre os inventores individuais (9,3% em toda a Europa, 14,6% em Portugal).

As universidades desempenham um papel fundamental nas atividades de patenteamento em Portugal e contribuíram fortemente para o excelente desempenho de Portugal em termos de mulheres inventoras.

Fonte: eco.sapo.pt