Qualidade de vida em Portugal: veja como vivem os portugueses
- 20 Jul, 2022 • 16:41
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida envolve o bem-estar físico, mental, psicológico e espiritual do ser humano, além de fatores como: relacionamentos sociais, saúde, educação, habitação, segurança, saneamento básico, entre outros. No Brasil, diversos elementos afetam a vida da população e, principalmente por isso, muitas pessoas planejam emigrar. E como é a qualidade de vida em Portugal?
Como é a qualidade de vida em Portugal?
A qualidade de vida em Portugal, como adiantamos, engloba vários fatores que afetam diretamente a vida e o bem-estar de cada indivíduo. O país é reconhecido internacional pela qualidade de vida, em uma pesquisa realizada pela InterNations – Expat Insider 2021 – que leva em consideração especialmente a opinião de imigrantes que vivem no país, destaca Portugal na terceira posição da tabela como melhor qualidade de vida, perdendo apenas para a Áustria (2º) e Taiwan (1º).
São muitos os fatores que contribuem para esse reconhecimento e que atraem estrangeiros de várias nacionalidades, incluindo brasileiros. No último ranking, divulgado em 2022 e referente a 2021, o país se destaca para os expatriados por conta das opções locais de lazer, clima ensolarado e pacificidade. Já nas subcategorias de avaliação da qualidade de vida, Portugal ocupou as seguintes posições: qualidade do ambiente (11º), saúde e bem-estar (21º), viagens e transportes (22º), vida digital (24º).
A pesquisa analisou a percepção de imigrantes de 174 nacionalidades que vivem em 186 países ou territórios. Realizada anualmente desde 2013, ouviu mais de 12.420 expatriados que avaliaram até 37 fatores diferentes da sua vida no estrangeiro.
Expetativa de vida
A esperança de vida da população portuguesa aumentou em todas as regiões. É no norte, no centro e na área metropolitana de Lisboa que os portugueses podem esperar viver mais. A expectativa de vida da população ao nascer é de 81,06 anos, entre 2018 e 2020, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).
No norte de Portugal, onde a expectativa de vida é a mais alta do país, chega-se a 81,46 anos. Entre a população na faixa dos 65 anos, espera-se em média, mais 19,69 anos de vida, sendo, que as mulheres nessa faixa etária têm uma expectativa maior de 21,11 anos, ou seja, chegando aos 86,11 anos. Entre os homens a expectativa é de mais 17,76 anos, chegando aos 82,76 anos.
Portugal tem uma expectativa de vida bastante alta e há muitos idosos no país. O país é um dos mais envelhecidos da União Europeia, de acordo com o INE. Os portugueses vivem, em média, cinco anos a mais do que os brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil, ao nascer, é de 76,8 anos (ano de 2020).
Criminalidade
O índice de criminalidade é muito baixo e a polícia de Portugal atua de forma imponente, na prevenção contra os crimes em vez da remediação.
O governo português investe na segurança pública, um dos motivos pelos quais o país é tão seguro. A segurança é sentida ao andarmos pelas ruas, passearmos ao ar livre, sacarmos dinheiro em caixas eletrônicos, estacionarmos o carro, sairmos à noite, etc.
O Relatório Anual de Segurança Interna mais recente, referente ao ano de 2020, aponta uma queda significativa nos crimes violentos e graves. Entre os cinco principais crimes registrados no país estão:
Violência doméstica contra cônjuges ou análogos, com 23.439 registro, diminuição em 5,5% ao ano anterior;
Furto em veículo motorizado, com 20.958 registros, uma queda de 4,6% em relação a 2019;
Burla informática e nas comunicações, com 19.885 ocorrências, um aumento de 21,7% ao ano anterior;
Ofensa a integridade física, com 18.389 registros, uma diminuição de 21% em relação a 2019;
Condução de veículo com taxa de álcool igual ou superior a 1,2g/l, com 13.693, queda pelo segundo terceiro ano consecutivo de 18,8%.
A população prisional do país é um reflexo da criminalidade, eram 12.793 em 2019 e em 2020 passou para 11.412, uma queda de 10,8%.
Entre os crimes mais comuns em Portugal estão a violência doméstica e furtos por oportunidade. Já no Brasil, a população não anda segura pelas ruas porque sabe que a qualquer momento pode presenciar um assalto à mão armada, assassinatos com armas de fogo ou saber de casos de bala perdida.
Como é a qualidade de vida em Portugal comparado a outros países?
Portugal é um país tranquilo e oferece o que muitos brasileiros buscam: segurança. Imagine voltar para casa a qualquer hora do dia ou da noite sem medo. Em Portugal, pelo menos na maior parte do país, você encontra essa tranquilidade.
Considero que para quem busca qualidade de vida, especialmente quem vem para a Europa com os rendimentos que tem no Brasil (mesmo que temporário), Portugal é um país com um bom custo-benefício. Ou seja, você tem todas as facilidades que pode ter na maioria dos países europeus, com preços mais acessíveis. Especialmente quando falamos em transporte público, alimentação e moradia.
O ritmo de vida em Portugal é mais lento e é bom poder desacelerar para aproveitar a vida.
Source: https://www.eurodicas.com.br/qualidade-de-vida-em-portugal/