Urbanismo, Turismo ou Economia destacam a posição do Porto em Portugal e no mundo
- 11 Set, 2023 • 16:43
Pelo segundo ano consecutivo, o RankPorto destaca a cidade do Porto a nível nacional e internacional.
Porto, Portugal
Após a divulgação do primeiro relatório em 2022, a Câmara Municipal do Porto identificou novas áreas de intervenção, adicionou classificações e atualizou a posição da cidade, comparando-a com municípios internacionais semelhantes em termos demográficos, econômicos e estratégicos.
O objetivo é entender o desempenho do Porto em diferentes áreas de atuação, proporcionando oportunidades de melhoria. Do ponto de vista econômico, o Porto tem sido reconhecido em diversos rankings internacionais nas áreas de atração/captação de investimento estrangeiro, inovação e empreendedorismo, alcançando, em 2023, a primeira posição na estratégia de atração de investimento das Cidades e Regiões Europeias do Futuro (Estratégia fDi), pelo Financial Times. No setor da Mobilidade, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi nomeado “Melhor Aeroporto de Médio Porte da Europa” pela 15ª vez, classificando-se como o 7º melhor da Europa e o 54º do mundo.
Em termos de meio ambiente, destaca-se a gestão do ciclo urbano da água e a melhoria de sua qualidade, que ganharam reconhecimento com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”, bem como a concessão da Bandeira Azul em nove praias da cidade, incluindo a bandeira “Qualidade de Ouro” na Praia de Homem do Leme.
Com seu Centro Histórico premiado como Patrimônio Mundial da UNESCO há 26 anos, o Porto foi nomeado um dos melhores destinos culturais da Europa em 2022, colocando a cidade no mesmo patamar de destinos internacionalmente reconhecidos e procurados por seu patrimônio cultural e histórico, como Lisboa, Londres, Roma e Veneza.
Entre as 30 cidades turísticas mais populares da Europa, o Porto também foi reconhecido como a melhor cidade para se explorar a pé e viu sua gastronomia, cultura e vida noturna, bem como a vida comunitária, destacadas na revista Time Out.
A revista Monocle também classificou o Porto como a 10ª Melhor Cidade Pequena em termos de qualidade de vida, considerando “oportunidades de negócios”, “hospitalidade” e “acessibilidade” como fatores atrativos, e os Food and Travel Awards distinguiu a Invicta como “A Cidade do Ano”, superando cidades como Barcelona, Edimburgo, Londres, Melbourne, Nova York, Paris, Vancouver e Viena.
Fonte: Porto.pt