O que visitar em Faro? Veja o nosso TOP 5
- 29 Set, 2022 • 17:10
Faro, Portugal
Faro, capital do Algarve, tem um carácter muito mais português do que a maioria das cidades turísticas do litoral.
Descubra, de seguida, os 5 lugares mais bonitos a não perder em Faro.
1. Marina de Faro
A Marina de Faro permite admirar os iates e fazer uma pausa para se refrescar num dos cafés aí situados. É aqui que se localiza o cais da Porta Nova, de onde os barcos partem para excursões ao Parque Natural da Ria Formosa.
Nas noites amenas de verão, é agradável passear da marina para a Cidade Velha pelo passeio marítimo. No extremo noroeste da marina, encontrará o Museu Marítimo de Faro.
Marina de Faro, Portugal
2. Praia de Faro
A praia mais próxima de Faro está localizada na Ilha de Faro, 9 km a oeste do centro. Muito frequentada no verão, aí terá a possibilidade de alugar pranchas de surf e kitesurf, encontrará bares, restaurantes, hotéis e pousadas da juventude. É um local de lazer e um lugar bonito para admirar o esplêndido pôr-do-sol sobre a Ria Formosa.
Duas linhas de autocarro partem do terminal rodoviário, com grande frequência no verão. Também é possível chegar lá de barco, com ponto de partida na cidade.
3. Ria Formosa
Um vasto sistema lagunar que se estende por 60 km a oeste de Faro até Cacela Velha, a Ria Formosa está classificada como um parque natural desde 1987. Os seus 18 000 hectares incluem pântanos, salinas, riachos e ilhas arenosas.
Área importante para aves migratórias e que nidificam, é o local ideal para passeios de observação de pássaros, caminhadas e pode até sentir-se sozinho no mundo neste paraíso natural. Pode chegar às praias das ilhas de táxi aquático ou num cruzeiro de 2 a 4 horas.
4. Estoi
Estoi, uma vila encantadora e pacífica a 10 km a norte de Faro, é uma paragem obrigatória depois de visitar Faro. Aí, situa-se o Palácio de Estoi, um palácio em estilo rococó do século XIX e um dos mais bonitos do Algarve.
O bonito rosa do Palácio de Estói contrasta maravilhosamente com os seus magníficos jardins. Apesar de ser um hotel de luxo, todos podem visitar gratuitamente (basta pedir na receção).
A Igreja Matriz de Estoi em estilo neoclássico, amplamente restaurada após 1755, merece uma visita por um bom motivo. Os seus altares são feitos de madeira de barcos antigos e um deles é constituído por equipamentos agrícolas. Realmente surpreendente!
Também em Estoi, poderá descobrir alguns dos vestígios romanos mais bem preservados da região. As ruínas romanas de Milreu são as de uma vila de luxo que data do Império Romano (século II d.C.).
A vila romana incluía um grande templo e banhos termais. Não perca os mosaicos de peixes, perfeitamente preservados, presentes num dos tanques de banhos.
Palácio de Estoi, Faro, Portugal
5. Igreja do Carmo e Capela dos Ossos de Faro
Esta igreja deslumbrante é por si só uma boa razão para visitar Faro. É um dos símbolos da capital do Algarve, com a sua fachada espetacular e os seus dois campanários.
Obra-prima barroca concluída em 1719 sob o reinado de D. João V, foi com o ouro do Brasil que a sua reconstrução pós-terramoto foi paga. No interior, muitos querubins dourados esperam por si.
A Capela dos Ossos (localizada na parte de trás da igreja) foi erigida com os crânios e ossos de muitos monges e pretende fazer refletir acerca da impermanência terrestre.